PALCO MP3 FECHA ACORDO COM O ECAD E COMEÇA A REMUNERAR ARTISTAS DA PLATAFORMA (2023)

Publicado em Agosto 15, 2022
Autor / Fonte: FLORIANO COMUNICAÇÃO

PALCO MP3 FECHA ACORDO COM O ECAD E COMEÇA A REMUNERAR ARTISTAS DA PLATAFORMA (1)

Prestes a completar duas décadas de história no ano que vem, o Palco MP3, uma das maiores plataformas digitais de apoio e divulgação da música independente no Brasil, fecha com o Ecad — Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. A partir de agora, os milhares de músicos e bandas cadastrados na plataforma irão receber periodicamente os valores de direitos autorais referentes à execução pública de suas músicas, que podem ser ouvidas e baixadas de graça no site e no aplicativo. Além de contar com ampla divulgação para seus trabalhos de forma gratuita, incluindo a publicação de músicas, playlists e páginas personalizadas, os artistas também poderão aproveitar uma série de outros serviços, ofertados a preços acessíveis, que visam a profissionalização das carreiras. Estes vão desde a produção de músicas, passando pela criação de artes visuais e audiovisuais até ações específicas de impulsionamento de divulgação nas mídias sociais.

Com mais de 137 mil artistas cadastrados atualmente, o Palco MP3 reúne 1,5 milhões de músicas de artistas de todo o Brasil, somando 3 milhões de usuários mensais. A plataforma atrai um público diverso, em busca de conhecer o talento de uma gama de artistas distribuídos em mais de 60 estilos musicais — do pagode ao rock, da música clássica ao reggae. Em quase vinte anos, a plataforma ajudou a projetar carreiras de sucessos, como a de Marília Mendonça, Gustavo Mioto e Barões da Pisadinha.

A partir do acordo firmado com o Ecad, todas as músicas consumidas por streaming na plataforma agora receberão valores proporcionais à quantidade de plays, com base no cálculo de recebimento de direitos autorais do Ecad. O diretor de projetos do Palco MP3, Luiz Otávio Ferreira, considera a parceria uma conquista para a música independente brasileira. Diante de uma perspectiva de impulsionar a profissionalização e o reconhecimento de carreiras, a plataforma permite estreitar o contato de artistas com profissionais e instituições de difusão da música.

“Esse contrato é de grande importância para o Palco MP3 e para os artistas de maneira geral. Ele significa que agora nós pagamos aos artistas pela execução de suas músicas em nosso portal. Essa atitude nos permite valorizar ainda mais o trabalho de quem está se profissionalizando e vivendo da música no Brasil. Em toda nossa trajetória, sempre buscamos estar ao lado de quem faz música dando uma grande visibilidade. Atualmente, estamos trabalhando em diversas iniciativas que vão além da distribuição”, diz Luiz Otávio.

O Palco MP3 vai realizar pagamentos retroativos desde 2018. Ou seja, além de receber os futuros repasses, os artistas ainda terão direito aos valores acumulados dos últimos cinco anos. Os novos repasses serão feitos a cada três meses, de acordo com o cronograma de pagamentos do Ecad, órgão responsável pela cobrança de direitos autorais e atuante sempre que há utilização de músicas em espaços públicos, como casas de shows e festas, televisão, rádio, cinema, plataformas digitais, hotéis, entre outros locais de frequência pública e coletiva.

“O Palco MP3 faz a contabilização de plays e de receita mensalmente e efetua o pagamento do valor correspondente ao ECAD. Este fica responsável por fazer a redistribuição do dinheiro para distribuidoras, gravadoras, selos e artistas. Basicamente, acertamos que um percentual da nossa receita mensal gerada com publicidade é pago ao Ecad para que ele possa distribuir os valores aos artistas conforme a performance de cada um deles no Palco MP3”, complementa Luiz Otávio.

Para receber os valores referentes às execuções públicas, é necessário que o artista tenha suas músicas publicadas no Palco MP3 e seja filiado a alguma das sete associações autorizadas a receber os valores do Ecad — Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro ou UBC. Nesse processo, a equipe do Palco MP3 vai oferecer orientação profissional e materiais didáticos sobre todos os trâmites, para eliminar dúvidas e facilitar burocracias para o recebimento dos valores.

“Não temos a intenção de ‘apenas’ pagar pela execução pública. Entendemos que os artistas precisam saber como é o processo e o que deve ser feito para que o dinheiro chegue até eles. Por isso, temos em nosso planejamento diversas ações e conteúdos educativos que visam elucidar todas as etapas e ajudar para que um número cada vez maior de artistas possa receber”, explica Luiz Otávio, ressaltando que o site traz um texto completo e um e-book para ajudar o artista a entender melhor todo o processo.

Profissionalize-se com o Palco MP3

O acordo do Palco MP3 com o Ecad vem embalado por uma série de novidades ofertadas pela plataforma em 2022, pensadas para amplificar os lançamentos de artistas independentes, preparando-os cada vez mais para o mercado e suas especificidades contemporâneas. Entre os serviços pagos, todos a preços acessíveis, direcionados para artistas que estão iniciando a carreira, o Palco MP3 passou a oferecer produção musical online, criação de artes de capas para singles, gestão de lançamentos para mídias sociais, produção de lyric vídeos e EPK’s.

Confira os pacotes de serviços completos e seus respectivos valores neste link.

“Além de parcerias com cursos e palestrantes que integram o projeto Palco Ensina, oferecemos serviços diversos, como a produção musical. É algo muito inovador. Ele acontece de forma totalmente remota e o artista, com o envio de uma demo de voz e violão gravada no seu celular, tem condições de ter a sua música produzida em qualidade profissional, num preço muito mais acessível do que o aluguel de horas de estúdio. Temos também pacotes para turbinar a divulgação com inclusões em mais playlists, divulgação em nossas redes sociais, produção de lives e várias outras oportunidades”, avalia Luiz Otávio.

A história do Palco MP3

O Palco MP3 nasceu em 2003, sete anos após a consolidação do Cifra Club, a maior plataforma online de cifras e ensino musical do Brasil. A ideia surgiu dos sócios fundadores da Studio Sol, Gabriel Fernandes e Samuel Vignoli, após perceberem nos fóruns de discussão do Cifra Club que muitos artistas independentes procuravam, à época, uma plataforma digital para compartilhar suas músicas, ainda no começo das possibilidades trazidas pela internet.

Nesse cenário, o Palco MP3 surgiu como um espaço democrático de valorização da música, voltado para a publicação de trabalhos de novos artistas, visando alavancar suas carreiras, ao ofertar gratuitamente músicas pouco conhecidas para o maior número de pessoas possível.

Atualmente, o Palco MP3 tem 3 milhões de usuários ativos por mês e mais de 172 milhões de downloads do seu aplicativo. A plataforma condensa 1,5 milhões de músicas e um histórico de 9 bilhões de plays.

Para os artistas, é possível fazer upload ilimitado de músicas, fotos, clipes, agenda de shows e outras informações. O artista também tem a opção de disponibilizar suas músicas para download gratuito, o que ajuda os usuários a terem acesso a produções de qualidade, sem custos e com possibilidade de audições off-line.

Todo o acervo do Palco MP3 fica disponível para os usuários ouvirem gratuitamente. A equipe de curadoria seleciona os destaques de cada estilo musical, cria playlists para diferentes moods para que as pessoas tenham sempre um conteúdo atualizado. Além disso, é possível que os ouvintes realizem um cadastro na plataforma para que se tenha assim um perfil ainda mais personalizado com destaques baseados no seu gosto musical e artistas favoritos. Com a conta criada, é possível também criar as próprias playlists. Dentro do Palco MP3, o usuário pode consumir milhares de podcasts.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Carlyn Walter

Last Updated: 12/28/2022

Views: 5788

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Carlyn Walter

Birthday: 1996-01-03

Address: Suite 452 40815 Denyse Extensions, Sengermouth, OR 42374

Phone: +8501809515404

Job: Manufacturing Technician

Hobby: Table tennis, Archery, Vacation, Metal detecting, Yo-yoing, Crocheting, Creative writing

Introduction: My name is Carlyn Walter, I am a lively, glamorous, healthy, clean, powerful, calm, combative person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.