Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (2022)

O que é nota de rodapé

As notas de rodapé são aqueles textos que ficam no final da página, em geral explicando algo ou fazendo referência a alguém. Eles servem para adicionar algum comentário que o estudante, ou o escritor, ache relevante para contextualizar o que já está sendo dito.

Utiliza o sistema numérico arábico, ou algarismos arábicos, e a ordem deve ser seguida rigorosamente. Por isso, lembre-se sempre de fazer a sequência de números correta. Agora que você já entendeu o que é notas de rodapé, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Preencha o formulário para obter o apoio dos melhores especialistas!

Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (1) Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (2)Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (3)Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (4)Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (5) Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (6)Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (7)Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (8)Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (9)

Diferença entre Nota explicativa e Nota de Referência

Existem dois tipos de notas que podem ser utilizadas pelos estudantes:

  • Notas Explicativas: neste caso, a nota de rodapé explicativa, como o próprio nome diz, serve para explicar algum termo incomum ao leitor, mas que faz sentido dentro do texto, ou ainda inserir conceitos que não caberiam no texto, mas que reforçam a sua mensagem. São observações, ou uma espécie de anotação do autor com o objetivo de fortalecer o que está sendo apresentado.

Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (10)

Fonte: repositorio.ufrn.br

  • Notas de referências: nesse caso, quando forem feitas as referências de citações diretas curtas ou longas, o estudante pode optar por colocar nota de rodapé ou logo após as frases. Em quaisquer dos casos, as referências estarão numa lista na seção de bibliografia do trabalho.

Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (11)

Fonte: repositorio.ufc.br

Como fazer as notas de rodapé de acordo com as normas da ABNT

Esteticamente falando, separar as referências e explicações para a nota de rodapé, dá uma fluidez maior para a leitura, porque visualmente é mais agradável para o leitor.

Fazer citação em nota de rodapé pode ser um pouco mais trabalhoso do que na formatação de citação longa ou curta. Cabe ao estudante decidir se vai optar por fazê-lo ou não.

Já no caso das notas explicativas, as vantagens são muitas. Essas notas de rodapé podem trazer uma autoridade maior para o seu texto, quando bem utilizado, e vira uma anotação pessoal do autor.

Em todo o caso, fizemos uma tabela com as exigências da ABNT quando for necessário inserir nota de rodapé:

Tamanho da fonteO tamanho da fonte deve ser menor do que o utilizado no corpo do texto. Normalmente utiliza-se o tamanho 10.
EspaçamentoSe houver mais de uma linha, o espaçamento deve ser simples.
Tipografia da fonteDeve ser a mesma utilizada no corpo do texto (Times New Roman, Calibri, Arial, por exemplo)
AlinhamentoO alinhamento do parágrafo deve sempre ser justificado.
NegritoApenas nos casos em que foram feitas referências, o nome da obra deve obrigatoriamente ser destacada em negrito.

Lembramos ainda que cada universidade também pode exigir a utilização de algumas regras padrões, por isso esteja atento à cartilha da instituição de ensino. Respeite o espaço destinado para incluir o texto. O objetivo das regras é sempre para facilitar a leitura.

O que fazer

O que não fazer

  • Use se precisar fazer esclarecimentos ou emitir uma opinião que acrescente algo realmente importante para o contexto
  • Não faça delas um bloco de anotação. Somente escreva o que realmente importa.
  • Pondere se vale a pena adicionar nota de rodapé no caso das referências. Pode ser um pouco mais trabalhoso.
  • Misturar a citação das referências, deixando algumas no texto e outras como nota.
  • Faça a citação e coloque a fonte correta de acordo com o padrão
  • Não esqueça de sinalizar todas as informações necessárias da citação seguindo as normas da ABNT

Vídeo prático sobre como fazer as notas no editor de texto

Dentro do Word, existe a forma certa de se fazer e você pode conferir nesse vídeo:

No Google Docs é muito simples. Siga as instruções:

  • Abra o documento;
  • Clique em Inserir, no canto superior esquerdo;
  • Clique em Notas de Rodapé

Nota de rodapé nas normas ABNT: formatação no Word e Google Docs (12)

Fonte: tecnoblog.net

Precisa de ajuda para formatar suas notas de rodapé?

Nós trouxemos aqui todas as dicas mais práticas para te ajudar no processo de formatar o seu trabalho de acordo com as normas da ABNT, mas sabemos que não é só isso e o trabalho pode ser muito cansativo. Por isso, nós da StudyBay contamos com profissionais especialistas em trabalhos acadêmicos, não só para fazer a correta formatação de monografias, artigos e TCC, mas também para fazer pesquisa de temas.

Podemos te auxiliar em quaisquer dos seus trabalhos. Entre em contato e solicite já o seu orçamento personalizado!

Calculadora de Preço

Nós temos os melhores preços, veja por si mesmo!

Perguntas frequentes

Existem atalhos no editor de texto?

Sim. Existe um atalho nota de rodapé, no Word ou Google Docs, que está disponível no comando Ctrl + Alt + F. Tenha atenção ao utilizar os atalhos. Você também pode, no word, padronizar o estilo de escrita com um nome específico como "formatação nota de rodapé" e sempre clicar no mesmo botão para economizar tempo.

Nas notas de rodapé podem ser feitos comentários?

Com certeza. Desde que sejam bem fundamentados e façam sentido dentro do seu texto. Aliás, escrever comentários bem feitos são muito bem vistos pelos examinadores.

Existe o mínimo de palavra que se pode colocar nas notas de rodapé?

Não existe um mínimo nem máximo de palavras, apesar de que o ideal é não passar de 5 linhas. O importante é sempre respeitar a sequência de números.

Сomo colocar nota de rodapé em apenas uma página?

Para saber como inserir nota de rodapé ABNT basta que o autor do texto, vá até a aba “Inserir” presente tanto no Word como Google Doocs, depois clique em “Nota da rodapé”. Com esses comandos no texto irá aparecer uma numeração, e abaixo, no final da página vai aparecer uma linha, com o mesmo número que aparece no texto corrido, indicando que as notas explicativas usadas se referem a aquela parte do texto. A formatação de nota de rodapé ABNT já aparece normalmente ao você clicar em incluir nota de rodapé.

Сomo colocar nota de rodapé no google docs?

É bem semelhante a colocar nota de rodapé no Word, para isso você vai clicar em “Inserir” que fica na barra de comando na parte superior da tela, após vai clicar em nota de rodapé, para que possa criar nota de rodapé no texto e com isso irá aparecer uma numeração, e abaixo na página vai aparecer uma linha e uma mesma numeração do texto, indicando que aquela nota pertence ao trecho designado. Ao clicar no comando o tamanho da fonte para nota de rodapé ABNT aparece automaticamente, assim não é necessário formatar nota de rodapé.

Basta apagar a numeração da nota no texto que o rodapé da página some automaticamente, e caso você tenha realizado vários trechos com notas de rodapé, o sistema automaticamente renumera todos. Os editores de texto já ajeitam tanto as referências, como notas de rodapé, como nota de fim caso sejam utilizadas no documento. É preciso mencionar que a nota de fim tem a mesma finalidade da de rodapé, que é o de explicar um trecho ou referenciá-lo.

Onde colocar a nota de rodapé antes ou depois do ponto?

A nota de rodapé ou nota de fim sendo que ambas podem ser utilizadas para explicar um trecho ou referenciá-lo, devem ser apresentadas ao concluir o pensamento sobre o trecho, e como indicativo de que aquela nota serve para aquele pensamento. No entanto, algumas publicações estrangeiras asseguram que a nota de rodapé deve vir depois da pontuação. Todavia, essa não é uma regra fixa, e a nota pode vir até mesmo no meio do texto, se for necessário para explicar aquela parte e não devendo ser confundida com os demais contéudos do parágrafo.

Сomo fazer citação de nota de rodapé?

Colocar nota de rodapé em TCC é muito comum, e para isso você poderá realizar a citação de rodapé normalmente. Basta copiar o trecho de citação desejado, e para fazer nota de rodapé no Word, ir até o atalho “Inserir”, depois clicar em notas de rodapé e colocar as informações sobre o trecho citado, como nome do autor, ano da publicação, a página que foi retirada. Você pode utilizar também a nota de fim, que também tem a funcionalidade de comentar o texto ou fornecer referência bibliográfica do trecho que você citou.

Qual é a diferença entre nota de rodapé e rodapé?

A principal diferença entre os dois é que o rodapé fica ao final da página e geralmente contém informações fixas, como o número da primeira página, das demais páginas e outros. Já a nota de rodapé, que apesar de também ficar ao final da página, não é fixo, e não ocorre em todas as páginas, apenas em uma única página ou em algumas, mas não em todas. Sendo identificado pelo atalho para nota de rodapé com uma numerologia pequena como, por exemplo de nota de rodapé: “esse¹”. Assim, a nota de rodapé serve também para referenciar citação de citação e para explicar o trecho escrito.

Checklist

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Twana Towne Ret

Last Updated: 11/27/2022

Views: 6712

Rating: 4.3 / 5 (44 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Twana Towne Ret

Birthday: 1994-03-19

Address: Apt. 990 97439 Corwin Motorway, Port Eliseoburgh, NM 99144-2618

Phone: +5958753152963

Job: National Specialist

Hobby: Kayaking, Photography, Skydiving, Embroidery, Leather crafting, Orienteering, Cooking

Introduction: My name is Twana Towne Ret, I am a famous, talented, joyous, perfect, powerful, inquisitive, lovely person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.