Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (2022)

Talvez a cerâmica tenha se originado, se não junto com o desenvolvimento do fogo pelas pessoas, imediatamente depois. Não sem razão, em muitos mitos e lendas dos povos do mundo, a imagem do Criador está inextricavelmente ligada ao ato de criação do barro. Assim, no cristianismo, o primeiro homem, Adão, foi criado do barro. No hinduísmo, uma das encarnações de Brahma é o oleiro. Khnum, o deus da fertilidade dos antigos egípcios, também criou o homem usando uma roda de oleiro. Os mitos da tribo africana Dogon representavam a divindade suprema Amma como um oleiro que criava tudo do barro. Muitos povos tinham suas próprias castas de oleiros, que, além das funções artesanais, podiam exercer as funções de sacerdotes e clérigos. Assim, por exemplo, a casta Hanibe no Japão antigo, cujos membros faziam esculturas sagradas de barro - Haniwa. O trabalho do oleiro sempre foi apresentado como algo divino, exceto que o mestre, ao contrário de Deus, não podia dar alma às suas criações.

Tipos de rodas de cerâmica

Naturalmente, as rodas de oleiro ocupam um lugar central no trabalho dos oleiros, em torno do qual, como em torno do centro do Universo, gira todo o ofício da olaria. Com a ajuda deles, pedaços disformes de argila maleável em mãos hábeis se transformam em elegantes vasos das mais diversas formas, às vezes bizarras.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (1)

A roda do oleiro é um disco liso, apoiado em um eixo giratório e acionado por força muscular ou por um motor elétrico ou, menos comumente, mecânico. Nos tempos antigos, eles eram operados manualmente, depois operados a pé e, finalmente, elétricos. Deve-se notar que as rodas de oleiro a pé e elétricas são mais convenientes de usar. Isso se deve ao fato de que ambas as mãos do mestre permanecem livres. Apesar de a roda elétrica ser mais moderna e progressiva, a roda de oleiro acionada por pedal não está perdendo terreno, pois, segundo alguns artesãos, somente nessa roda você pode ajustar de maneira suave e ampla a velocidade de rotação da peça e sentir melhor o material.

Ferramentas adicionais

Se você seriamente ou mesmo apenas em nível amador decidir dominar a cerâmica, além do círculo já conhecido, precisará de outras ferramentas que facilitam muito o trabalho e permitem realizar várias manipulações com o material. As principais ferramentas do escultor e do oleiro são pilhas - espátulas de madeira, metal ou plástico de várias formas e tamanhos. Além disso, você não pode prescindir de uma corda de metal com duas alças confortáveis ​​​​nas extremidades, com as quais o produto acabado é cortado do círculo após a moldagem.

Equipamento de oficina

Para ser claro, trabalhar na roda de oleiro é uma ocupação bastante suja, e você provavelmente não encontrará um lugar para si em um apartamento na cidade, a menos que aloque uma sala inteira para uma oficina. Mas nem todos podem pagar isso. Além disso, as rodas do oleiro não funcionam silenciosamente durante a operação, o que pode causar descontentamento entre os vizinhos. Mas no setor privado da cidade, no campo ou na vila, não faltam lugares para realizar seus planos de dominar o ofício da olaria. Em clima quente, você pode fazer isso ao ar livre, mas ainda é desejável um dossel sobre sua cabeça para proteger do sol escaldante ou da chuva. A organização da oficina em si não apresenta dificuldades significativas. Basta colocar uma mesa para ferramentas e outras coisas auxiliares, um ou mais racks para produtos acabados e fornecer iluminação para o espaço de trabalho.

Se você está apenas começando no campo do trabalho com argila, não precisa definir o objetivo de adquirir uma roda de oleiro profissional. Para dominar o básico e sentir o material, basta amador. Além disso, seu design é completamente simples e fácil de repetir para quem sabe usar ferramentas de serralheria.

Como fazer uma roda de oleiro

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (2)

Agora não faltam lojas especializadas, onde tanto iniciantes quanto ceramistas experientes são oferecidos toda a gama de produtos para seu ofício: rodas de oleiro, todos os tipos de "graus" de barro, ferramentas auxiliares e até fornos onde os produtos acabados são queimados. Mas o preço nessas lojas geralmente é muito alto. E se você quiser economizar, pode fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos.

Para fazer isso, você precisa fazer uma moldura de uma viga de madeira ou um perfil de metal. Os rolamentos são instalados em suas partes inferior e superior, nas quais o eixo com o círculo fixado nele girará. É desejável fazer o círculo diretamente de um material imune à umidade: plástico, fibra de vidro, alumínio, latão ou bronze com espessura de pelo menos 10 mm. É melhor que um círculo com um diâmetro de 250-300 mm seja girado em um torno por um torneiro. O círculo é montado no eixo com um flange ou de qualquer outra maneira conveniente.

Círculo operado a pé

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (3)

Se o círculo deve ser feito com um acionamento a pé, um volante maciço deve ser instalado na parte inferior do eixo, que pode ser derrubado de tábuas grossas e moldado em uma roda, ou você pode usar qualquer metal maciço adequado disco, por exemplo, uma panqueca de 30 quilos da barra.

Círculo com acionamento elétrico

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (4)

Se você planeja fazer um círculo elétrico, o motor de uma máquina de costura é adequado como acionamento. Sua vantagem está no fato de que neste motor você pode ajustar independentemente a velocidade do eixo. Isso é feito usando um pedal especial. Esse motor, junto com um pedal, pode ser comprado em uma loja especializada (não será barato) ou em um mercado de pulgas / mercado de pulgas (será muito mais barato do que comprar um novo).

No caso de usar um acionamento elétrico, você pode se afastar da fabricação de uma cama especial e usar qualquer mesa antiga ou até um banquinho enorme. Além disso, você precisará de um recipiente de plástico raso (até 10 cm) e largo com um diâmetro de 40-45 cm. Ele é fixado na cama para que o círculo gire livremente dentro dele. Isso é necessário para que as gotas de água com argila não voem em todas as direções, mas permaneçam dentro do recipiente. Em casos extremos, você pode fazer uma cerca com tábuas secas e depois mergulhar várias vezes em óleo de secagem para tornar a madeira repelente à água.

Agora você sabe como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos. E com um forte desejo, é bem possível fazer você mesmo.

Roda de oleiro para crianças

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (5)

Muitas escolas avançadas de desenvolvimento da primeira infância praticam modelagem de plasticina, massa de sal, polímero ou argila comum, etc. Essas aulas desenvolvem a criatividade, a imaginação, o pensamento imaginativo e o senso de beleza das crianças. Além disso, durante a modelagem, as crianças desenvolvem habilidades motoras finas, relaxam e se livram de todos os tipos de fobias. Depois de esculpida à mão, a roda de oleiro infantil será a próxima etapa no domínio da criança no trabalho com materiais plásticos. Tais atividades são geralmente muito populares entre a geração mais jovem.

Você também pode fazer uma roda de oleiro para crianças por conta própria ou comprá-la pronta, felizmente, os fabricantes oferecem muitas opções para todos os gostos e bolsos.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (6)

Um pouco sobre barro

Existem muitos tipos diferentes de argilas, que diferem em origem, teor de impurezas, composição. De acordo com a classificação técnica, eles são divididos em xisto, refratários, caulins. As argilas também têm seu próprio teor de gordura. Quanto mais “gorda” a argila, mais plástica ela é, e quanto “mais fina”, mais quebradiça ela é. As argilas magras mofam pior e os produtos delas racham durante a queima. As argilas gordurosas neste caso se comportam muito melhor. Além disso, quanto mais fino o produto deve ser feito, mais gordo ele deve ser. As argilas também diferem em sua cor, que depende do conteúdo de óxidos metálicos nelas. Quando a argila contém não mais de 1% de impurezas, o produto feito a partir dela será branco e, se mais, após a queima, ficará vermelho, independentemente da cor original da argila.

É muito mais fácil para um oleiro iniciante começar com argila preparada, que é fácil de comprar. Quando as mãos estão “cheias” no barro certo, não será difícil encontrar em outros lugares aquele barro que também é adequado para o trabalho.

Trabalhe na roda de oleiro

Qualquer argila, mesmo pronta comprada em loja, deve ser “quebrada” antes do uso. É necessário rolar uma "salsicha" de barro, quebrá-la ao meio torcendo. Então, com força, jogue-o sobre uma tábua ou mesa, dobre-o novamente, estenda-o e rasgue-o. Tais manipulações devem ser repetidas pelo menos 20 vezes.Você também não pode rasgar a argila, mas cortá-la com um fio de arame com alças. Isso é necessário para remover o ar da argila e torná-la homogênea. Caso contrário, as bolhas de ar restantes interferirão no trabalho e, se a cavidade permanecer na parede do produto acabado, durante a queima ela explodirá neste local devido à expansão térmica do ar dentro da cavidade.

O próximo passo na preparação da argila é amassar em espiral. Um pedaço de barro é colocado sobre a mesa e, pressionando-o, empurre-o para longe de você com as palmas das mãos e, ao mesmo tempo, tente virar o barro em sua direção (é assim que as donas de casa amassam massa dura à mão). Com as ações certas, você ouvirá como as bolhas de ar sairão do barro com um estalo característico. Após 30-40 repetições, a argila pode ser considerada pronta para uso.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (7)

Agora você precisa cortar a quantidade necessária de um pedaço, colocá-lo no centro do círculo e pressionar um pouco. Se a argila não estava no centro, ela precisa ser corrigida e o círculo deve ser iniciado. Em caso de colocação desigual da argila em relação ao centro, ela pode voar para fora do círculo. A posição das mãos ao trabalhar com o círculo: os cotovelos são pressionados contra o corpo, dobre as mãos, junte os pulsos e mantenha-o no pedaço de barro. As mãos não devem estar tensas, seus movimentos são suaves e suaves.

Muito provavelmente, todo amante de produtos de argila pelo menos uma vez se perguntou se era possível fazer isso sozinho. A roda de oleiro é um dos mecanismos mais antigos inventados pelas pessoas, e a cerâmica é um dos primeiros ofícios.

Vamos descobrir do que é feita a máquina de oleiro e como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos. É uma estrutura na qual um eixo com um volante é fixado verticalmente abaixo e uma área de trabalho está localizada na parte superior. Você precisa trabalhar na roda de oleiro sentado em uma cadeira, e o nível da mesa depende da altura da pessoa que vai trabalhar. Uma coisa é importante - a mesa deve estar aproximadamente no nível da parte inferior das costas. O volante deve estar localizado a uma distância próxima, pois precisará ser alcançado com o pé. Isso pode ser feito de qualquer lado, dependendo de qual pé será mais conveniente para trabalhar.

A parte principal da máquina pode ser feita com madeira. Vamos pegar tábuas com uma espessura de cerca de 25 ou 50 mm. Você precisa conectar tudo com picos com cola, porque o design deve ser forte o suficiente.

A parte mais difícil é o eixo com rolamentos e o volante. Para fazer um eixo, você precisa escolher uma barra de madeira dura (seção de 35 por 30 mm). Para a fabricação de um rolamento cônico, você terá que encontrar metal. Na máquina, é usinado um rolamento, composto por duas partes. A primeira parte é um tubo com um cone externo preso ao eixo e a segunda parte é um tubo com um cone interno preso à estrutura. O material servirá.Quanto ao cone externo, o plástico vinílico ou fluoroplástico é adequado aqui.

Antes de montar totalmente a máquina, você precisará lubrificar os rolamentos, você pode fazer isso ou alguma outra graxa.

Resta fazer a própria área de trabalho e o volante. Sem eles, não seremos capazes de fazer uma roda de oleiro com nossas próprias mãos. A mesa é feita de uma tábua, por exemplo, de um pedaço de compensado grosso de cerca de quinze centímetros. É necessário cortar um círculo com um diâmetro de 20 a 25 cm. Exatamente no centro do círculo, faça um kolobashka com cerca de cinco cm de altura. Deve haver um furo que seja igual ao diâmetro do eixo. A mesa é montada o mais firmemente possível na borda superior do eixo, ela será mantida lá por

Deve ser dito sobre o volante, porque deve ser maciço. É necessário que um empurrão seja suficiente para duas ou três dúzias de revoluções. Se o volante for leve, será difícil trabalhar, porque você terá que empurrá-lo com bastante frequência. Faremos o volante a partir de duas camadas de tábuas, que colaremos na forma de uma cruz. No centro fazemos um furo para o eixo. O diâmetro do volante será de aproximadamente 8 cm Lembre-se que o volante deve ser conectado ao eixo antes de instalar o disco superior.

Todas as partes da roda do oleiro precisam ser processadas duas ou até três vezes, o melhor é fazer isso com óleo de secagem quente. O fato é que a cerâmica é um processo bastante caprichoso, porque a água é constantemente necessária e os respingos voam por toda parte. Você também pode pintar com tinta a óleo algumas vezes. A mesa pode ser coberta com plástico ou algum outro material impermeável.

Como você pode ver, você pode montar uma roda de oleiro com suas próprias mãos com bastante esforço.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (8)

No mercado de brinquedos de hoje, você pode encontrar uma roda de oleiro infantil alternativa.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (9)

Com ele, as crianças poderão desenvolver o amor pelo trabalho, pela beleza e pela criatividade. Ele vem com um conjunto de tintas, com as quais você pode pintar imediatamente sua criação.

Todo artista interessado em cerâmica já pensou em comprar uma roda de oleiro. Mas como você sabe, o círculo não é um prazer barato. Embora uma ferramenta profissional justifique o dinheiro investido nela, nem todo mestre iniciante pode comprar uma máquina assim no início de seu caminho criativo.

Para aqueles que não estão procurando maneiras fáceis, preparamos instruções sobre como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos.

Neste artigo, falaremos sobre uma das formas mais antigas que permanece popular até hoje: fazer uma roda mecânica de oleiro com suas próprias mãos. Esta opção é ideal para quem está pronto para fazer cerâmica não apenas com as mãos, mas também com os pés. E o círculo mecânico também tem uma vantagem óbvia: não está ligado à rede elétrica e, portanto, você pode trabalhar com ele em qualquer lugar sem pensar no acesso à tomada.

Para começar, este é um design bastante simples, especialmente se você já trabalhou com madeira, então montar um círculo com suas próprias mãos não será difícil.

A base para a roda do oleiro de pés será um banco de madeira (aproximadamente 80 cm de altura). A roda do oleiro deve estar ao nível da cintura do mestre. Tendo em conta que trabalhar atrás do círculo implica afrouxar um pouco a máquina, será necessário fortalecer adicionalmente as pernas da estrutura com tábuas, colocando-as ao longo e transversalmente à estrutura para tornar a roda de oleiro mais estável.

Para criar um volante (a parte pela qual o próprio círculo funcionará), você precisará de tábuas grossas feitas de madeira pesada. Você precisa colocá-los um sobre o outro em várias camadas. Tudo depende da espessura da árvore. Talvez apenas duas camadas sejam suficientes. Coloque as placas uma em relação à outra em um ângulo de 90 graus. No meio do volante, faça um furo quadrado, é necessário para o eixo que conectará o volante e o disco de trabalho. O eixo é uma longa vara quadrada. Para torná-lo mais confiável, você pode inserir uma âncora de ferro dentro. Passe o eixo pelo volante (a borda inferior da âncora deve ficar encostada na placa localizada na parte inferior da bancada). Se não for possível fortalecer o eixo com uma âncora, basta inserir pinos metálicos na parte inferior e superior do eixo. Na roda do oleiro, faça a seção transversal do eixo redonda e, na mesa, não se esqueça de fazer um buraco embaixo dela. E o passo final: coloque a roda de oleiro em cima do eixo. Isso é tudo, as partes do círculo estão interconectadas, a estrutura é reforçada, o que significa que você lidou com a tarefa de "como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos"!

Resta dar apenas algumas dicas:

E mais uma coisa: quanto mais pesado você fizer o volante, mais tempo a roda de oleiro irá girar.

A roda de oleiro que você faz com suas próprias mãos será, sem dúvida, uma ferramenta única! Mas não vamos dissimular, nem uma única máquina caseira pode ser comparada em suas características com uma roda de oleiro bem projetada e bem feita da Shimpo, ou Junior. Qual círculo usar depende de você, é claro. Mas podemos dizer com certeza que o trabalho para

A roda de oleiro é um dos primeiros mecanismos que as pessoas criaram com as próprias mãos. A máquina para fazer objetos de barro era originalmente manual - o mestre torcia esse círculo com a mão e ao mesmo tempo formava o produto, o que era bastante inconveniente. Com o tempo, as pessoas inventaram uma roda de oleiro a pé, e a coisa ficou mais fácil, porque o oleiro podia torcer a roda com os pés, e as mãos ficavam completamente livres. Com o advento da eletricidade veio a roda de oleiro elétrica. Agora existem muitos modelos de tais dispositivos, mas tanto os dispositivos antigos quanto os dispositivos modernos estão unidos pelo princípio de operação: o círculo de trabalho é montado em um eixo vertical, que coloca toda a estrutura em movimento.

O principal em uma roda de oleiro caseira é garantir que ela gire, e isso pode ser feito usando diferentes dispositivos.

Broca roda de oleiro

Para fazer uma roda de oleiro, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  1. broca velha
  2. Pedal de máquina de costura
  3. balde de plástico
  4. Bandeja redonda para toca-discos
  5. broca de 10 mm
  6. parafusos auto-roscantes
  7. Terminais para fiação
  8. Extensão
  9. Selante de silicone
  10. parafuso de transporte e porca

Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos

  • Faça um furo no fundo do balde de plástico com uma broca de 10 mm. Isso é bastante fácil, pois a maioria desses baldes tem uma marca em relevo. Na parte inferior do recipiente, também é necessário fazer um furo com 15 milímetros de diâmetro - para a saída dos fios.
  • Na próxima etapa, é verificada a coincidência da corrente e tensão na furadeira e no pedal da máquina de costura. Essas informações podem ser encontradas nos rótulos dos produtos. Isso é muito importante, porque se os parâmetros iniciais não corresponderem, o pedal superaquecerá e até soltará fumaça.
  • Também é necessário refazer o plugue do pedal da máquina de costura. Seus dois fios centrais são marcados com fita isolante para serem conectados posteriormente.
  • Corte o plugue do fio do pedal e puxe os fios através de um orifício perfurado na lateral do balde.
  • Agora os dois fios marcados são torcidos juntos e fixados com um terminal de fiação.
  • Para segurança durante a operação, a conexão do fio é tratada com selante de silicone. Os dois fios restantes são conectados à saída do cabo de extensão (deve ser à prova d'água).
  • Como os fios estarão localizados dentro do recipiente, onde a umidade pode entrar durante o trabalho com argila, são necessárias precauções adicionais: ​​conectando o terra e isolando cuidadosamente todas as conexões.
  • Para verificar o funcionamento do dispositivo, o pedal é conectado à tomada e o fio de perfuração é inserido em um novo plugue. Então você precisa pressionar o botão liga / desliga na furadeira e pressionar o pedal. Se não funcionar, desconecte todos os fios e verifique as conexões e contatos corretos.
  • Em seguida, eles procedem à fabricação de um círculo giratório, para o qual é usada uma bandeja de plástico comprada. Se houver uma marca central elevada no centro da bandeja, isso facilitará a perfuração do furo. Você também pode definir o centro do círculo na barra na parte inferior. Faça um furo com uma broca e uma broca de diâmetro adequado.
  • Um parafuso de transporte é inserido no orifício de modo que sua cabeça fique localizada no topo da superfície da bandeja.
  • No verso da tampa, o espaço entre a superfície e o eixo do parafuso é preenchido com selante de silicone.
  • Um gancho de 6 mm é aparafusado no eixo do parafuso e apertado de modo que a cabeça do parafuso afunde no orifício da tampa.
  • Para evitar que a porca se desenrole, ela pode ser levemente deformada e outra porca semelhante pode ser apertada por cima. Para maior confiabilidade da conexão, você pode tratá-la com selante de silicone.
  • Agora você pode começar a montar. Nesta etapa, a furadeira, que atuará como acionamento rotativo, deve ser instalada em uma caçamba plástica na vertical e em ângulo reto com o fundo. Você pode usar um suporte de montagem para isso.
  • Para o alinhamento da broca e do furo feito na primeira etapa, use uma cunha feita de um bloco de madeira com dimensões de 50x100 mm
  • suporte, o que simplifica muito a instalação. Para alinhar a ferramenta com o furo de 6mm que fiz no início do trabalho, usei uma cunha feita de um pedaço de madeira de 50x100mm e alguns parafusos autorroscantes.
  • O selante de silicone é aplicado no fundo da bandeja e colocado no topo da caçamba para que o parafuso fixo entre no mandril, que é então apertado.
  • A furadeira é conectada ao plugue do pedal. O botão power da furadeira (ou gatilho) é pressionado até o fim e fixado nesta posição para ligar e desligar o aparelho apenas com o pedal.
  • Depois de montar e verificar todas as conexões do círculo caseiro resultante, ele pode ser testado em operação. Você também precisa verificar sua estanqueidade: para isso, eles esperam que o silicone seque, desconectam o dispositivo da rede e borrifam-no com água para detectar vazamentos. Se entrar água, é necessário selar todas as rachaduras novamente com silicone.

Com a implementação correta de todas as etapas do trabalho e a seleção de elementos, este círculo caseiro pode funcionar de maneira confiável e por muito tempo. Este princípio de funcionamento também é adequado para rodas de oleiro caseiras com outros dispositivos como acionamento rotativo.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (10)

  • Se durante o trabalho longo for perceptível que a broca superaquece, vários blocos de madeira podem ser colocados sob o balde de plástico - para resfriamento e melhor circulação de ar.
  • No pedal da máquina de costura, você pode fazer um limitador de velocidade na forma de um bastão fino - ele é colocado sob a tampa. Isso deve ser feito para evitar uma velocidade de rotação muito alta do círculo, porque, por causa disso, os vasos podem ficar irregulares e a argila voará durante a rotação do círculo.
  • Se você tiver que trabalhar com frequência e por muito tempo, é melhor usar uma furadeira mais potente. Por exemplo, com uma grande quantidade de argila, uma furadeira de baixa potência pode não ser capaz de lidar com a carga.

Com a ajuda desta instrução, você poderá fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos com velocidade de rotação ajustável.

Fazendo uma roda de oleiro com suas próprias mãos

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (11)

Passo 1. Preparamos o necessário

Então, vamos começar. Segue uma lista do que usei:

broca de 10 mm

Um punhado de parafusos autorroscantes

Pedal de uma máquina de costura antiga

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (12)

broca velha

Vários terminais para fiação

Selante de silicone

Parafuso e porcas de transporte

Plataforma giratória (comprei a minha por 240 rublos)

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (13)

Extensão

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (14)

Etapa 2. Perfuração de um furo

Este é um procedimento muito simples, pois a maioria dos baldes de 5 litros tem uma marca em relevo no centro. É neste local que uma broca de 10 mm faz um furo. Em seguida, faça um furo de arame de 15 mm na parte inferior do balde.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (15)

1. Centro

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (16)
Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (17)

Etapa 3. Agora vamos trabalhar com uma furadeira

É nesta fase que os erros podem ser cometidos. A primeira coisa a fazer é verificar se a corrente e a tensão nos dois dispositivos que serão a base do nosso produto coincidem, a maneira mais fácil de verificar isso é lendo as informações nas etiquetas do produto. Por que isso é tão importante? Se o seu pedal for classificado para uma amperagem mais baixa, ele vai superaquecer, soltar fumaça ou até pegar fogo.

No meu caso, funciona a partir de 25 amperes e a broca - a partir de 2. Portanto, não há com o que se preocupar.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (18)

1. Veja como é brilhante.

Etapa 4: Retrabalhar o plugue

Primeiro, marque os dois fios centrais com fita adesiva. Vamos conectar esses fios juntos mais tarde.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (19)

1. Esses dois fios estão conectados dentro

Corte o plugue conectado à máquina de costura. Como resultado, você deve ter um pedal em uma mão e um plugue na outra.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (20)

Puxe todos os fios pelo buraco que você fez na lateral do balde.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (21)

Lembra daqueles dois fios que você marcou? Torça-os juntos e prenda com o terminal de fiação.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (22)

Para evitar acidentes, tratei a conexão com selante de silicone. Conecte os dois fios restantes ao soquete de extensão à prova d'água.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (23)

Fixe um fio no contato de cobre e o segundo no de prata. Mas o que fazer com o contato verde? No meu caso, permaneceu sem uso, pois o aparelho não era dotado de aterramento.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (24)

Aviso:

Lembre-se que não sou eletricista. A fiação será colocada dentro do balde, onde a umidade pode entrar, por isso é melhor tomar precauções extras: isole cuidadosamente todas as emendas e conecte o terra. Eu queria conectar um disjuntor de falha de aterramento, mas não tinha certeza se o dispositivo funcionaria corretamente com ele. Mas eu tenho uma tomada com esse interruptor em casa, e é a ela que ligo minha roda de oleiro.

Vamos continuar. É hora de testar e certificar-se de que tudo funciona corretamente. Conecte o pedal ao soquete e a furadeira ao novo plugue. Pressione o gatilho da broca e pressione suavemente o pedal. Se nada acontecer, verifique todas as conexões e tente novamente.

Passo 5. Fazendo um Círculo

É hora de desmontar meu toca-discos. A bandeja que usei tinha uma marca em relevo no centro.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (25)

Além disso, o centro pode ser determinado pela localização da haste na parte inferior. Faça um furo na tampa do prato giratório.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (26)
Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (27)

1. Não perca este item.

Insira um parafuso de carruagem no orifício de modo que sua cabeça fique no topo da tampa.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (28)

Virando a tampa, você notará que há um pequeno espaço entre o eixo do parafuso e a superfície, é melhor preenchê-lo com selante de silicone.

Agora você vai precisar de duas porcas de 6 mm. Rosqueie um deles no parafuso e aperte até que a cabeça do parafuso esteja levemente afundada na tampa da bandeja.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (29)

E então me deparei com um problema: meu antigo aparelho para furar não tinha reverso, o que significava que ao girar a porca afrouxava. Existem várias soluções para este problema.

1. use outro dispositivo.
2. Use um parafuso e uma porca com rosca esquerda.
3. descubra como consertar a porca.

Eu escolhi a terceira opção. Com a ajuda de um cinzel e um martelo, deformei levemente a primeira porca apertada, depois apertei outra, deformei novamente e enchi tudo com silicone para ter certeza.

Passo 6: Juntando todas as partes

Nesta fase, você terá que ser criativo. Você precisará centralizar a broca e anexá-la ao fundo do balde no ângulo certo. Tive sorte porque veio com um suporte de montagem, o que facilitou muito a instalação. Para alinhar a ferramenta com o furo de 6mm que fiz no início do trabalho, usei uma cunha feita de um pedaço de madeira de 50x100mm e alguns parafusos autorroscantes.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (30)

1. Achado útil.

Cubra o fundo do prato giratório com uma quantidade razoável de silicone e coloque-o em cima da caçamba de modo que o parafuso atinja exatamente o mandril. Aperte o mandril.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (31)

Conecte a furadeira ao plugue do pedal. Puxe o gatilho até o fim e trave-o nessa posição.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (32)

Passo 7. É hora de se divertir

O dispositivo está pronto e você pode testá-lo em ação. Depois que o silicone secar, desconecte a roda de oleiro e borrife-a com água para verificar se há vazamentos. Se entrar água, você precisa selar as rachaduras com silicone.

Como fazer uma roda de oleiro elétrica. Como fazer uma roda de oleiro com suas próprias mãos (33)

Parabéns, você fez uma excelente roda de oleiro, agora você pode testá-la em ação.

Resultado dos testes.

Já uso meu produto há algum tempo. Observo que funciona muito bem, mas posso dar algumas dicas para atualizar:

1. É melhor colocar um limitador de velocidade no pedal (pode ser uma barra fina colocada sob sua tampa). Sem um limitador, a velocidade de rotação será muito alta, por causa disso, não são obtidos potes muito bons e, às vezes, o barro voa completamente.

2. Esculpi um produto complexo, enquanto meu aparelho funcionava continuamente por 2 horas. Depois de desligar, notei que a furadeira ficou muito quente. Então agora eu coloquei algumas barras de madeira debaixo do balde. Isso proporciona melhor circulação de ar e resfriamento.

3. Você pode usar uma ferramenta mais poderosa como base. O meu funciona bem, mas se você colocar muito barro na roda, pode ouvir que é difícil para ele lidar com a carga.

8 de outubro de 2017 abraxams

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Dong Thiel

Last Updated: 10/27/2022

Views: 6702

Rating: 4.9 / 5 (79 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Dong Thiel

Birthday: 2001-07-14

Address: 2865 Kasha Unions, West Corrinne, AK 05708-1071

Phone: +3512198379449

Job: Design Planner

Hobby: Graffiti, Foreign language learning, Gambling, Metalworking, Rowing, Sculling, Sewing

Introduction: My name is Dong Thiel, I am a brainy, happy, tasty, lively, splendid, talented, cooperative person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.